|
Texto nº 152/02 - Semana de 14/06 a 21/06/2004 - Ano 3 |
|
|
Área: Gestão Estratégica |
Tema: Ambiente Empresarial |
|
O Ambiente Empresarial |
O Ambiente Empresarial é vasto e complexo pelas interações e interdependência das suas variáveis. O Ambiente Empresarial não é um conjunto estável, uniforme e disciplinado, mas um conjunto bastante dinâmico em que atuam constantemente grande quantidade de forças, de diferentes dimensões e naturezas, em direções diferentes, e que muda a cada momento, pelo fato de cada uma dessas forças interferir, influenciar e interagir com as demais forças do ambiente. O ambiente pode oferecer para a empresa oportunidades e ameaças. Neste contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades do ambiente, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou simplesmente adaptar-se a elas. Essa resposta empresarial às diversas forças
ambientais realimenta o processo de forma positiva ou negativa, fazendo
com que a empresa identifique e aprenda a comportar-se diante de uma
multiplicidade de forças ambientais diferentes, de modo que saiba
aproveitar o embalo das forças favoráveis e evite o impacto das forças
desfavoráveis, para manter sua sobrevivência, manutenção, crescimento
e desenvolvimento. 1. Ambiente Empresarial Mediato ou Geral É formado por elementos sócio-econômicos e políticos como: · Tradições culturais Este ambiente é caracterizado por mudanças mais
lentas, cuja relatividade é notada somente dentro de grandes intervalos
de tempo. Por exemplo, o grau de industrialização de uma região é
notado de uma década e nunca de um mês para o outro. 2.Ambiente Empresarial Intermediário Os elementos que compõem este nível estão sujeitos a
mudanças mais rápidas, que obrigam as empresas a corrigirem o curso de
suas atividades para alcançarem os objetivos propostos. Por exemplo, as
entidades reguladoras através da legislação tributária, fiscal e
trabalhista, os sindicatos e associações de classe através do
estabelecimento de novas regras para os negócios, determinam diretamente
novos procedimentos e atitudes empresariais. Quando alteram o poder
aquisitivo dos consumidores ou a saúde financeira dos fornecedores,
determinam indiretamente as alterações necessárias. 3.Ambiente Empresarial Imediato ou Operacional Caracteriza-se pelo ambiente específico da empresa e é
constituído pelas outras empresa, instituições, grupos e indivíduos
que interagem com ela. - Fornecedores de Capital: Mercado financeiro ou
de capitais. 3.3. Os Concorrentes: São as empresas que
competem no mesmo segmento de mercado de clientes e de fornecedores. Neste nível de ambiente, a empresa estabelece seu
domínio, sua identidade e seus objetivos em termos de: -
Que nível tecnológico é desejado.
Definido o objetivo, é imprescindível conhecer os aspectos do ambiente para compreender ou projetar seu desempenho e comportamento, pois é no ambiente empresarial, que se identificam as - oportunidades de negócios,
|
Extraído do curso "Planejamento Estratégico", escrito e ministrado pelo Consultor Prof. Renato Antonio Gay |
![]() |
|
C O L A B O R A N D O C O M O C R E S C I M E N T O D E S E U S P R O F I S S I O N A I S |
- Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando o nome do texto correspondente ( consultoria@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.