LITERATURA DA SEMANA

A cada semana um texto importante para o seu aperfeiçoamento . . .

 


 

 

 

O Ambiente Empresarial

 

Ambiente Empresarial é o conjunto de todos os fatores externos à Empresa que, de forma direta ou indireta, proporcionam ou recebem influência da referida Empresa.

 

O Ambiente Empresarial é vasto e complexo pelas interações e interdependência das suas variáveis.

O Ambiente Empresarial não é um conjunto estável, uniforme e disciplinado, mas um conjunto bastante dinâmico em que atuam constantemente grande quantidade de forças, de diferentes dimensões e naturezas, em direções diferentes, e que muda a cada momento, pelo fato de cada uma dessas forças interferir, influenciar e interagir com as demais forças do ambiente.

O ambiente pode oferecer para a empresa oportunidades e ameaças. Neste contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades do ambiente, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou simplesmente adaptar-se a elas.

Essa resposta empresarial às diversas forças ambientais realimenta o processo de forma positiva ou negativa, fazendo com que a empresa identifique e aprenda a comportar-se diante de uma multiplicidade de forças ambientais diferentes, de modo que saiba aproveitar o embalo das forças favoráveis e evite o impacto das forças desfavoráveis, para manter sua sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento.

Podemos destacar três níveis deste espaço ambiental:

1. Ambiente Empresarial Mediato ou Geral

É formado por elementos sócio-econômicos e políticos como:

· Tradições culturais
· Homogeneidade e heterogeneidade das estruturas raciais e lingüísticas
· Grau de industrialização
· Clima político e ideológico geral do governo.


Este ambiente é caracterizado por mudanças mais lentas, cuja relatividade é notada somente dentro de grandes intervalos de tempo. Por exemplo, o grau de industrialização de uma região é notado de uma década e nunca de um mês para o outro.
As preocupações com as manifestações dos elementos deste nível não fazem parte do cotidiano dos empresários. Contudo, a compreensão das suas variações auxiliará na observação das oportunidades, ameaças e restrições que porventura venham, a ocorrer.

2.Ambiente Empresarial Intermediário

Os elementos que compõem este nível estão sujeitos a mudanças mais rápidas, que obrigam as empresas a corrigirem o curso de suas atividades para alcançarem os objetivos propostos. Por exemplo, as entidades reguladoras através da legislação tributária, fiscal e trabalhista, os sindicatos e associações de classe através do estabelecimento de novas regras para os negócios, determinam diretamente novos procedimentos e atitudes empresariais. Quando alteram o poder aquisitivo dos consumidores ou a saúde financeira dos fornecedores, determinam indiretamente as alterações necessárias.

3.Ambiente Empresarial Imediato ou Operacional

Caracteriza-se pelo ambiente específico da empresa e é constituído pelas outras empresa, instituições, grupos e indivíduos que interagem com ela.

No Ambiente Empresarial Imediato ou Operacional, identificamos três extratos:


3.1 Os Consumidores: São os usuários dos produtos e/ou serviços da empresa, ou seja, o conjunto de entidades que se encarrega de absorver os produtos e/ou serviços por ela fornecidos.

3.2 Os Fornecedores: São o mercado fornecedor dos insumos necessários à operação contínua da empresa.
Destacamos:

- Fornecedores de Capital: Mercado financeiro ou de capitais.
- Fornecedores de Materiais: Papelarias, suprimentos para informática, etc.
- Fornecedores de Máquinas, equipamentos e serviços.
- Fornecedores de mão-de-obra: O mercado de trabalho.


3.3. Os Concorrentes: São as empresas que competem no mesmo segmento de mercado de clientes e de fornecedores.

Neste nível de ambiente, a empresa estabelece seu domínio, sua identidade e seus objetivos em termos de:

- Quem quer atender com os produtos e/ou serviços e

- Que nível tecnológico é desejado.

 

Definido o objetivo, é imprescindível conhecer os aspectos do ambiente para compreender ou projetar seu desempenho e comportamento, pois é no ambiente empresarial, que se identificam as

- oportunidades de negócios,
- as ameaças para suas atividades,
- as restrições às suas ações,
- os traços da sua cultura,
ou seja,
- qual a sua expectativa e qualidade de vida.

 


Extraído do curso "Planejamento Estratégico", 

escrito e ministrado pelo Consultor Prof. Renato Antonio Gay

Treine seu pessoal... faça um orçamento s/ compromisso!!!


C O L A B O R A N D O   C O M    O   C R E S C I M E N T O   D E   S E U S    P R O F I S S I O N A I S

 
Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando   o nome do texto  correspondente  ( consultoria@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.