|
Texto nº 150/02 - Semana de 05/04 a 12/04/2004 - Ano 3 |
|
|
Área: Comercial |
Tema: Gerencia de Vendas |
|
A FORÇA DE VENDAS |
|
O papel que a força de vendas executa pode variar em relação à estratégia mercadológica. Ela pode ser tão somente uma força especificamente para vender, como pode executar tarefas que não se limitam somente a vendas. A estratégia de Vendas depende de alguns fatores como, a natureza dos produtos, tipo de mercado e dos esforços de propaganda e promoção que serão empregados. Quando o vendedor tem que escolher entre as atividades rotineiras de conservação das vendas e a expansão destas, ele tende a dar preferência à primeira. Por esta razão deve-se criar uma Força de Vendas especializada na Expansão. Existem vendedores que não se identificam com a expansão e outros que sim. Destacar estas duas funções para os dois grupos seria dispendioso, portanto devemos identificar os grupos e desenvolver o trabalho de acordo com a aptidão promovendo a especialização deles. Mas pensar somente na qualidade da Força de Vendas não é o bastante. É necessário um número de vendedores que corresponda ao número de clientes a atingir. Territórios demasiadamente grandes, acabam abrindo flancos para a concorrência, enquanto os pequenos deixam o vendedor com muito tempo ocioso. |
- Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando o nome do texto correspondente ( consultoria@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.