|
Texto nº 149/02 - Semana de 29/03 a 05/04/2004 - Ano 3 |
|
|
Área: Comercial |
Tema: Gerencia de Vendas |
|
Um pouco sobre a função de Gerente de Vendas |
|
Existe uma grande tendência no varejo pela opção de Auto-Serviço. Se imaginarmos que este sistema consiste no auto atendimento, supomos que não é necessária a figura do Vendedor para que o cliente escolha e compre os produtos. Acontece que o cliente sempre vai precisar de informações direta ou indiretamente ligadas ao produto (Preço, produtos similares, condições de pagamento, quantidade em estoque, modelos e cores disponíveis, etc.). Devemos lembrar que: O VENDEDOR EXERCE GRANDE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA. A função do Gerente passa a ser de conciliar os estoques, ao esforço de vendas, direcionando a um consumidor específico, para obter maior resultado com o mínimo de dispêndio, de tempo e capital. Para que isso aconteça, o gerente deve se concentrar em favorecer o clima ideal na equipe, motiva-la para que obtenha resultados cada vez maiores e orienta-los na busca do crescimento profissional, o que sem dúvida dá o Status desejado por ele, através da estabilidade na Empresa. O Gerente (como todo executivo) é hoje o responsável pela formulação de planos, e política de vendas da empresa. Precisa transmitir suas idéias a todos os integrantes da organização. Segundo Peter Drucker, a gerência tem três funções básicas e simultâneas:
As organizações devem ter Gerentes capazes de assumir as responsabilidades das decisões inerentes ao cargo, e promover as formas de execução. A Gerência possui a responsabilidade de melhorar o desempenho do grupo e gerar resultado para a organização. O grande desafio da Gerência não está em definir "o que é a Empresa" mas sim em esclarecer "o que será a Empresa". Os Gerentes que não conseguem ter esta visão, tornam-se incapazes de prever, modificar e inovar na empresa. Ainda sob a observação de Drucker:
O Gerente é um individuo capaz de obter resultados através de outras pessoas, mantendo sob sua responsabilidade os objetivos, os padrões e o controle da gestão. Esta é a essência da técnica gerencial. O Gerente tem ainda a função de gerar a satisfação de três grupos de indivíduos: 1. Satisfação dos Consumidores: É a aceitação que o mercado tem dos produtos ou serviços produzidos pela empresa. 2. Satisfação dos Sócios: As empresas são organizadas com o objetivo principal de dar resultados compensadores aos seus sócios. Estes resultados devem alcançar tal montante que não prejudiquem a continuidade da empresa e não destrua os princípios da distribuição dos lucros. Não podemos esquecer que a empresa tem uma responsabilidade social (de fornecer produtos e/ou serviços de qualidade) ante a comunidade que lhe possibilita desenvolver-se e prosperar. 3. Satisfação dos Funcionários: O gerente tem, obrigatoriamente, que assegurar a satisfação dos funcionários da empresa. Cada funcionário (seja qual for o seu nível hierárquico), deve ser remunerado de forma justa e sentir que a alta administração tem interesse no seu bem estar social e no desenvolvimento profissional. O Gerente tem que tomar decisões que confirmem sua utilidade, demonstrando equilíbrio e conhecimento de causa, ressaltando e preservando a dignidade, autoridade, criatividade e as aspirações do pessoal sob sua responsabilidade. Estas características promovem a confiança e a motivação dos subordinados. Portanto, entre as funções do Gerente de Vendas, enfatizamos a de desenvolver a capacidade dos vendedores, preparando-os para postos de maior relevância e aperfeiçoando-os para melhor desempenho de suas tarefas.
|
- Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando o nome do texto correspondente ( consultoria@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.