LITERATURA DA SEMANA

A cada semana um texto importante para o seu aperfeiçoamento . . .

Texto nº 142/02  - Semana de 15/0922/09/2003
Área: Geral

Tema: Visão Geral e Integrada

 

Visão Geral e Integrada - Parte 1

 




Nas empresas modernas é cada vez mais exigida do administrador a capacidade de enxergar a interdependência das várias partes que compõem o ambiente interno e de relaciona-las com o ambiente externo. Os administradores que focalizam a ações em sua área de responsabilidade sem a visão dos efeitos que provocam na empresa como um todo, que não conseguem enxergar a necessidade da ação sinérgica de todas as partes que compõem a organização para a consecução dos resultados empresariais globais, tenderão a ficar ultrapassados.

Os administradores devem estar permanentemente atentos para identificar os reflexos que suas ações em cada parte da empresa irá causar nas demais partes. Devem também saber identificar com clareza as partes responsáveis pelas causas dos problemas, para não correr o risco de pensar em soluções baseadas nos efeitos. Isto só será possível se o administrador tiver uma visão das partes componentes da empresa, seu inter relacionamento e sua integração com o9 ambiente externo. Por isso, hoje fala-se com insistência sobre a necessidade de os administradores adotarem a abordagem sistêmica como uma das principais ferramentas para analise de problemas e de oportunidades, para identificação de soluções e para a tomada de decisões. Isto não significa dizer que um administrador em particular deva dominar em profundidade todos os conhecimentos especializados que a tarefa da administração requer. Ele deve saber quais são as especialidades necessárias e prover o conhecimento daquelas que não domina, através de recursos internos e/ ou externos.

 

 


Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando   o nome do texto  correspondente  ( info.marcos@ragconsultores.com.br ou contato@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.

C O L A B O R A N D O   C O M    O   C R E S C I M E N T O   D E   S E U S    P R O F I S S I O N A I S