| Texto nº 139/02 - Semana de 11/07/2003 a 25/08/2003 | |
| Área: Geral | Tema: A Redação Eletrônica |
A redação eletrônica
Escrever na Internet não é diferente de redigir no papel. As mudanças ficam mais por conta da forma como se usam esses meios. O resto permanece igual, ou seja, clareza e concisão continuam contando pontos
Escrever bem na era da internet é uma tarefa que exige, pelo menos, um pouco de atenção e cuidado. Com os textos cada vez mais curtos e objetivos, os erros que aparecem são enormes. A desculpa é a rapidez e a digitação. Muitos e-mails são recebidos. Há que se responder a todos. Estamos todos correndo para bater o recorde de quem recebe mais e-mails. E cheios de erros. Ora, também nas home-pages encontramos artigos sem sentido ou aqueles tão longos que nem paramos para ler.
As técnicas de redação não mudaram só porque estamos na internet. Pelo contrário, devemos reparar mais no que escrevemos, porque nossa imagem profissional também passa pelo e-mail. Primeiramente, vamos salientar a importância de pensar. Para escrevermos um texto que atinja o leitor, é imprescindível sabermos pensar. O que significa analisar, raciocinar, testar e criar a redação? O texto deve ser lógico, com frases harmoniosas e ligadas entre si.
Vejamos algumas características de uma redação clara e precisa na internet:
Estrutura do texto: delimitar o objetivo do texto e escolher o tema. Aqui, devem-se evitar detalhes sem importância para o leitor, embora pareçam belos ou pitorescos para o redator.
Introdução: há várias maneiras de começar um texto. Fazer perguntas, montar comparações, contar uma história pessoal ou profissional são algumas delas.
Desenvolvimento: nesta parte, vamos contar somente o que realmente interessa, argumentando, sem perder o foco no tema escolhido.
Conclusão: aqui, devemos aplicar as mesmas técnicas usadas na introdução. Porém, podemos terminar de maneira contundente, citando uma frase de autor famoso ou até mesmo criando uma especial para o texto.
Preste atenção aos 5 Cs
Correção: o redator precisa conhecer muito bem sua própria língua. Como escrever bem se não conhecemos a gramática? Ás vezes, basta consultar um dicionário ou livros do gênero "tira-dúvidas", e muitos erros podem ser eliminados.
Coerência: está ligada à maneira pela qual distribuímos as idéias no texto, isto é, a ordem lógica de cada frase. Escrever o que interessa é essencial.
Clareza: a escolha correta das palavras e a riqueza do vocabulário são pontos importantes para quem deseja escrever bem e com clareza.
Concisão: é expressar um pensamento com o menor número de palavras. Para tal, é importante evitarmos as repetições de idéias, as frases de duplo sentido ou aquelas muito confusas ou difíceis de entender.
Conhecimento do assunto: este item talvez seja o mais importante, pois não podemos escrever sobre um assunto sem ao menos conhecê-lo um pouco. Aliás, o que prejudica a maioria dos textos empresariais é escrever sem qualquer domínio do tema, sem conhecer o seu objetivo, resultando numa redação caótica e desestruturada.
Quando escrever...
Prenda a atenção do leitor, fazendo-o participar do texto.
Use frases curtas com palavras simples.
Cuide do vocabulário, variando o tipo de leitura.
Cada parágrafo deve ter no máximo cinco linhas para que o texto seja claro.
Lembre-se de que a introdução representa um quinto do texto; o desenvolvimento, três quintos; e a conclusão, um quinto.
Verifique se os parágrafos estão interligados, pois se um deles não se harmoniza com o outro, é porque faltam idéias precisas entre eles.
Consulte sempre uma boa gramática e faça cursos de reciclagem.
Já diziam os egípcios: "Para ter força, sê um artesão das palavras. A força de um ser é sua língua, e as palavras são mais eficazes que qualquer forma de luta".
- Importante: Se você tiver algum problema técnico e não conseguir extrair o texto, mande-nos um E-mail citando o nome do texto correspondente (consultoria@ragconsultores.com.br ) e enviaremos prontamente a você.
C O L A B O R A N D O C O M O C R E S C I M E N T O D E S E U S P R O F I S S I O N A I S